Indicação literária

Heloou! Hoje eu trouxe uma  indicação de dois livros que eu simplesmente amei ler e que não são tão famosos assim, bom pelo menos eu tenho essa impressão. São livros mais antigos que envolvem drama e romance e que me cativaram pela escrita simples, envolvente e emocionante. Vale muito ler, pois suas histórias são incríveis. 

menino_de_asas_1341257256b

Vou começar por O Menino de Asas do escritor brasileiro Homero Homem. Esse livro já foi muito trabalhado nas escolas ha alguns anos atrás. Infelizmente na minha época não e eu só vim o conhecer um pouco mais tarde. Devo confessar que essa obra foi a que me deu interesse para mergulhar no mundo dos livros.

Ser diferente é um crime? Parece que sim, pelo menos para a maioria das pessoas que conhece aquele menino que nasceu com asas no lugar dos braços. O Menino de Asas, porém, não se deixa intimidar: vai fazer de tudo para vencer a rejeição. Nessa luta, além do preconceito, ele pode descobrir também a amizade e o amor. Acompanhe esta história fantástica.

O menino de Asas é uma literatura juvenil e é o tipo livro que você acaba julgando pela capa. Mas não se engane, se você não faz parte dos que leram dê uma chande, pois sua história foi tão bem conhecida que em 1975 ganhou o Prêmio Nacional de Literatura do MEC – INL. 

O livro acompanha a história desse menino que nasceu com asas no lugar dos braços e que é discriminado por isso, então para tentar sobreviver ele vai para o Rio de Janeiro e bem, acontece inúmeras reviravoltas. Juro que teve momentos no livro que quis entrar nele e socar muitas pessoas. A escrita e a história mexe com você de uma forma inexplicável que vai ter hora que você irá querer consola-lo. Lembro que na época que li eu chorei. Sim, chorei mesmo. E nunca esqueço aquela sensação. 

O Livro trás uma mensagem de superação, sobre como enfrentar preconceitos e quebrar os paradigmas que somos cercados diariamente. Vai além de apenas uma história de um garoto com asas, se você perceber bem vai achar a verdadeira mensagem que o autor quis transmitir. Também mostra a realidade de certa parte do RJ (criminalidade) e de quebra tem “romance proibido”. Bom, não vou falar muito. Apenas leiam, vou deixar o link do pdf logo a baixo. Ps: O livro tem imagens lindas. 

PDF: Clique Aqui

grace

Por último temos Grace do autor Richard Paul Evans que é um livro inspirado no conto de natal A menina dos fósforos, onde o personagem principal arrebatado pelas lembranças começa a narrar sua história e a de Grace uma garota que conheceu procurando comida no lixo perto de onde trabalhava. 

QUAL O SEGREDO DE GRACE? O QUE PODE FAZER UM ADOLESCENTE QUE ESCONDE UMA GAROTA DESAPARECIDA EM SUA CASA NA AMÉRICA DOS ANOS 1960? É tempo da “crise dos mísseis de Cuba”. Os Beatles já estão nas paradas de sucesso. Os jornais falam de Kennedy, Marilyn Monroe, Krushev. São os nostálgicos anos 1960. Em Salt Lake City, o adolescente Eric Welch conhece a garota Grace Madeline Webb procurando comida no lixo. Ela fugiu de casa e ele decide escondê –la nos fundos de sua casa. A decisão terá grandes consequências em sua vida, até chegar à velhice, quando a fábula A vendedora de fósforos, de Hans Christian Andersen, fará com que sua memória se desate numa torrente de lembranças. Grace é uma comovente história de amor e redenção, com muito suspense e ternura.

O que dizer sobre esse livro… Eu o devorei em dois dias e nunca um livro mexeu tanto psicologicamente comigo antes. A escrita do autor é incrível e fácil de entender e o faz querer ler e ler sem parar. 

O livro é narrado em primeira pessoa (por Eric) contendo trechos do diário de Grace e mostra um época em que as pessoas sofriam ainda o “efeito colateral” de toda uma guerra e é arrebatante o quanto você para para imaginar todas as situações vivenciadas principalmente pelos personagens que dormem sem saber se irão acordar vivos. Eric, Joel e Grace e seu clube no fundo do quintal com diversões tão naturais tentando fugir dessa realidade e dos problemas familiares. Me apeguei fácil aos personagens e me senti ali com eles vivendo os momentos cômicos. O mais incrível é a relação Grace-Eric que é coberta de confiança, amizade, amor a até inocência. Apesar de tudo achei a Grace uma personagem forte e corajosa. 

Grace aborda um tema muito realista que está inserido em todo lugar em grande dimensões (infelizmente) e que vem  sendo muito debatido ultimamente. É triste saber como certo tipo de coisas ainda estão acontecendo e que existem muitas Grace’s espalhadas por ai, perdidas e infelizes.  Ps: Leiam para saber, nada de spoiler aqui 😀 

Que final! Oh my God. Aquele final me quebrou. Juro, eu reli determinado trecho trocentas vezes de tão intrigada que fiquei. Eu chorei. Poucos livros causa essa sensação em mim. E Grace conseguiu arrancar infinitas sensações; raiva, pena, felicidade, tristeza (tudo junto e misturado).  

Infelizmente não é um livro muito conhecido, mas eu indico com todas as minhas forças. Leiam, leiam! O livro tem uma edição incrível e tem trechos do diário de Grace em cada capitulo. Não achei o pdf dele, mas com certeza deve ter para vender com um preço mais em conta. Vale muito a pena! 

“Escolher o caminho é escolher o destino. Mas ás vezes parece que o caminho está debaixo de nossos pés antes mesmo que a gente saiba que já está andando.” (Do diário de Grace).

Deixe um comentário

